PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL

VISTA PANORÂMICA DO MAPA DE PERNAMBUCO  

SEGUNDA VOLTA EM PERNAMBUCO

 

 

ALGUMAS CIDADES QUE IREMOS PASSAR DURANTE O PERCURSO INICIANDO POR RECIFE-PE

 

VISTA PANORÂMICA DE RECIFE-PE 

INÍCIO DA AVENTURA

 

         RECIFE (PE) é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco. Localizado às margens do Oceano Atlântico, o município possui uma área de 217494 km² e uma população de 1.561.659 de pessoas. É a sede da área metropolitana que leva seu nome: a Região  Metrolpolitana do Recife, com 3,73 milhões de habitantes. É classificada pelo IBGE como uma metrópole nacional. Em recente estudo do instituto, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população, o Recife, das capitais estaduais atuais, é a mais antiga do Brasil. Partiremos de Recife, no dia 07 de janeiro de 2011, às 17:00 horas, no final da tarde e seguimos noite a dentro até Arcoverde-PE, num total de 259 Km. e continuaremos o dia seguinte a pedalar até a cidade de Araripina-PE. OBS: PODERÁ HAVER MUDANÇA NO PERCURSO.

 

VISTA PANORÂMICA DE GRAVATÁ-PE

VAMOS PASSAR NESSA CIDADE NA IDA E VOLTA

        Gravatá é um município brasileiro do estado de Pernambuco, estando a uma altitude de 447 metros, localiza-se a 85 km da capital Recife. Sua            população estimada em 2009 era de 75 229 habitantes>

        O município de Gravatá teve origens numa fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda, local esse que servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e a carne bovina, principais produtos da época, que eram levados em embarcações do Recife até o interior. Como a navegação pelo rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar também que o gado perdesse peso.

        Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, denominação, que deriva do tupi Karawatã (“mato que fura”), por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada caraguatá, caroatá, caroá e gravatá.

 

VISTA PANORÂMICA DE CARUARÚ-PE

VAMOS PASSAR NESSA CIDADE NA IDA E  VOLTA

      Caruaru é um município brasileiro do estado de pernambuco,o mais populoso do interior do estado, localizado na região do Agreste. Devido à sua importância regional, também é conhecido por seus habitantes como Capital do Agreste, Princesinha do Agreste.

     Caruaru é conhecida nacionalmente pelos festejos juninos, por isso também é chamada de A Capital do Forró, por ter o Maior São João do Mundo. A festa de São João, dura 30 dias e toma o mês de junho inteiro, por vezes até adentrando os meses de maio e julho.

      Tem uma população residente (2008) de 298.501 habitantes, que vivem numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.

VISTA PANORÂMICA DE PESQUEIRA-PE

VAMOS PASSA NESSA CIDADE NA IDA E NA VOLTA

   Veja as Fotos da nossa Cidade!!!

A história de Pesqueira começa em fins de 1659 ou início de 1660 com a fundação de uma missão da Congregação do Oratório pelo padre João Duarte do Sacramento. Tal missão fora fundada junto à tribo cariri de nome Xukuru, que habitava a serra do Ororubá (ou Urubá, ou até Ararobá, como aparece nos registros mais antigos). O local foi batizado pelo padre de Monte Alegre, que depois se tornou Cimbres e fora elevada à categoria de vila em 1762. A partir de 1799 uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra por Manoel José de Siqueira. Em 1800 a fazenda recebeu o nome de “Poço Pesqueiro” (ou “da Pesqueira”, não se sabe ao certo) e começou a progredir com rapidez. Tanto que a 13 de maio de 1836 Poço Pesqueiro já era uma povoação vistosa e fora elevada a vila com o simplório nome de “Pesqueira”. Junto com a elevação a vila, Pesqueira recebeu a sede do Município de Cimbres (que no alto da serra já não era tão viável para assuntos políticos e o comércio). Depois disso a cidade progrediu como nenhum outro lugar do sertão, devido à instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomate. Em 1880 a vila foi elevada a cidade com o nome de “Santa Águeda de Pesqueira”, que não vingou e recebeu o nome de “Pesqueira”. A vila de Cimbres foi a ela anexada e, juntas, Cimbres e Pesqueira formaram o Município de Cimbres até 1913, quando “Pesqueira” passou definitivamente a ser o nome do município, passando a antiga sede a mero distrito.

VISTA PANORAMICA DE ARCOVERDE-PE

VAMOS PASSAR NESSA CIDADE NA IDA E NA VOLTA

     ARCOVERDE (PE)  é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com localização estratégica e clima ameno, a cidade é conhecida por ser o o berço de alguns dos mais tradicionais grupos de côco de roda do Estado. Estarei chegando em Arcoverde-PE, aproximadamnete por volta das 07:00 horas, do dia 08 de janeiro de 2011, após  ter pedalado 259 Km, onde vamos dá uma paradinha rápida para tomar café, e em seguida partimos rumo a Araripina-PE.OBS: Estaremos passando nessa cidade no dia 11 de janeiro de 2011, de volta onde iremos peinotar após ter pedalado 223 Km, saindo de Belém de São Francisco nesse dia.

VISTA PANORAMICA DE SERRADA TALHADA-PE

        SERRA TALHADA é um município brasileiro do estado de Pernambuco, conhecida como a capital do xaxado. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), cidade pólo em saúde, educação e comércio da região. Estarei passsando nessa cidade, no 08 de janeiro de 2011,  por volta das 12:00 horas,  após ter pedalado 415 Km.  vamos dá uma outra paradinha rápida para almoçar e em seguida partimos  para Araripina-PE.

 

VISTA PANORAMICA DE OURICURI-PE

       OURICURI (PE) é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Seu nome provém da denominação popular da palmeira Syagrus coronata, nativa do região Nordeste do Brasil O município é formado pelos distritos sede, Barra de São Pedro. Estarei chegando em Ouricuri-PE, aproximadamente por volta das 19:00 horas, do dia 08 de janeiro de 2011, após ter pedalado 621 Km, mais uma vez vamos dá uma paradinha rápida para abastecer o organismo e seguiremos até Araripina-PE.

VISTA PANORÂMICA DE ARARIPINA-PE

       Araripina, constituía um distrito de Ouricurí e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual no. 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri. Estarei chegando nessa cidade por dàs 21:00 horas, do dia 08 de janeiro de 2011. após ter pedalado 681 Km, onde vamos dormir, e no dia seguinte partiremos para Petrolina-PE, dando início o PROJETO PERNAMBUCO NA VERTICAL, nesse terceiro dia vamos pedalar 279 km.

 

VISTA PANORÂMICA DE DORMENTES-PE

       O território onde hoje se localiza o município de Dormentes pertencia à Fazenda São João, no século XVIII. No início do século XX, um dos proprietários de terras na região era Francisco Coelho de Macedo. O distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 6 de novembro de 1963 subordinado ao município de Petrolina. A emancipação ocorreu pela lei estadual nº 10625, de 01-1991, desmembrado de Petrolina. A instalação do município deu-se em 1 de janeiro de 1993.

VISTA PANORAMICA DE PETROLINA-PE

  PETROLINA (PE) é um município brasileiro do estado de Pernambuco, banhado pelo rio São Francisco. Em conjunto com o vizinho município de Juazeiro na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. Estarei chegando em Petrolina-PE, aproximadamente por volta das 20:00 horas, do dia 09 de janeiro de 2011, após ter pedalado 279 Km, onde vamos passar a noite. E no dia seginte seguiremos para Belém de São Francisco-PE. 

 

VISTA PANORÂMICA DE BELÉM DE SÃO FRANCISCO-PE

      BELÉM DO SÃO FRANCISCO (PE)  Surgiu a partir de uma fazenda pertencente a Antônio de Sá Araújo, que, em 1830, se estabeleceu às margens do Rio São Francisco. Estarei chegando nessa cidade aproximadamente por volta das 18:00 horas, do dia 10 de janeiro de 2011, após  ter pedalado 235 Km, onde vamos passar a noite, e no dia seguinte seguiremos rumo a Arcoverde-PE.

 

 VISTA PANORÂMICA DE RECIFE-PE

 

         RECIFE (PE) Estarei chegando em Recife, no dia 12 ou dia 13 de janeiro de 2011, aproximadamnete as 17:00 horas, após ter pedalado 1680 Km. Esse dia ficará conhecido apos ter pedalado durante seis dias e 12 horas como: ” O resultado de uma loucura, realizado por um louco, que aderiu a essa loucura, de pedalar cada vez mais longe” Chutaaaa!!!.

 OBS: PODEREMOS CHEGAR NO DIA 12/01 ou NO DIA 13/01/2011.

NO CARRO DE APOIO ANTONY(BARÃO) MELO e JAONADAB

ANTONY (BARÃO)

 
ISAAC E MELO, ESSA FOTO FOI TIRADA EM MIMOSO NA BR 232 NA VOLTA DA 1ª VOLTA EM PE.
 
 
Anúncios

5 comentários sobre “PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL

  1. Isaac.
    Era interessante vc colocar o plano em uma tabela.
    È interessante vc colocar o link para um mapa ou um mapa simplificado. Vou te mandar um mapa para vc inserir em outro post!
    È interessante que vc planeje dormidas alternativas, porque a rota não é 100% plana e vc vai se deparar com muitas ladeiras. Se vc cansar no segundo ou terceiro dia, pode precisar dormir em um lugar pelo meio. Pelo sim, pelo não, tenha um plano B para isto. Mesmo com carro de apoio, vida de ultraciclista não é fácil!

    • Olá1
      Rogério,
      Fique tranquilo, que dá para fazer o percurso dentro do planejado sem se preocupar com meio termo, porém vc tem razão quanto ao plano “B” caso a máquina humana não suporte o extremo procurarei nos outros dias reduzir a distância já programadas na programação que se encontra em rascunho, contudo irei fazer o possível para fazer todo percurso no que está planejado em sete dias. Chuta!!!!!

  2. Isaac. Parabéns pelas duas edições do PE na horizontal e vertical. Tenho vontade de fazer o trecho sucupira (jaboatão) – Petrolina, mais ou menos 710 km de distância (uma perna). Mas quero fazer esse trecho pedalando uma média de 100 km por dia… vai ser um passeio bem demorado, eu sei, mas assim eu aguento! Quero fazer de MTB. Estou entrando em contato contigo pois sei que você tem certamente boas dicas pra me passar.
    meu e-mail: claudioreef@hotmail.com – fone: 8613-1702

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s